Nossa jornada: um movimento, uma comunidade, uma Fundação.
Terra Mirim Terra Mirim é um centro de luz e movimento comunitário sonhado pela XamAM Alba Maria e construído e vivido por inúmeros buscadores das mais diversas origens, nacionalidades e vocações.
Num momento de meditação, onde hoje é o templo da terra, a XamAM recebeu a visão de um espaço sagrado onde as pessoas, as plantas, as divindades e os animais seriam livres para cumprir seu destino. Um espaço sagrado onde o alimento e as medicinas seriam cultivados, as pessoas partilhariam dos aprendizados e cuidados em comunidade, as águas do rio correriam límpidas e fluidas e a Natureza seria a grande mestra. E assim aconteceu e assim ainda acontece.
São 32 anos das mais encantadoras histórias de cura, auto descoberta, libertação e êxtase. São 32 anos de encontros de cada ume consigo mesmo, com sua mitologia pessoal e com seu povo. São 32 anos firmando o propósito maior que nos une em devoção à Deusa Mãe, à Pachamama, aos quatro elementos e às medicinas originárias.
Terra Mirim, nossa casa mãe, é a materialização de duas verdades basilares para a nossa tradição: que o sonho é possível e que hoje é o melhor dia das nossas vidas.
Em nosso cotidiano, cuidamos e zelamos dos templos e espaços num movimento potente e agregador, em que cada ume oferta o melhor de si na certeza de receber sempre o mais puro néctar do bem viver. Não nos doamos por obrigação a uma ou outra autoridade, por medo ou insegurança. Nos doamos por um amor que transcende a individualidade que nos separa, transbordando a diversidade que nos torna Um – integrados a Vida, a Tempo e à poderosa teia que nos enternece.
Viemos de muitos lugares, de etnias e religiões diferentes. Somos múltiplos e mutáveis. Somos mulheres, homens, somos cis e trans, pretas, mestiços, celtas e caboclos, somos crianças, jovens, anciãs, somos árvores, cipós, lagartos, serpentes, capivaras, somos devotas, artistas, ativistas, curandeires, somos valentes, somos sementes, somos presentes, somos gente, somos terra, água, fogo e ar.
Terra Mirim nos faz crer e realizar o inimaginável.
Terra Mirim nos faz ser o inconcebível.
Terra Mirim não esconde em algum baú secreto uma caixinha com superpoderes.
Terra Mirim revela, sonha e fortalece a beleza original de cada ser que diz sim à vida.
Terra Mirim convoca, floresce e liberta a imensidão única de tudo aquilo que nasceu para brilhar.
Terra Mirim é o sonho desperto da realidade.
Terra Mirim nos permite ver que o bom da vida é viver.
Terra Mirim, Terra Grande.
Texto: Kura, Junho, 2024